segunda-feira, 31 de agosto de 2015

FARINHA DE GRÃO DE BICO

O grão de bico é um dos principais ingredientes à mesa das famílias no Oriente Médio. A famosa revista científica Journal of Archaeological Science, divulgou um trabalho de pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Haifa, ambas em Israel, em que exaltam os benefícios do grão-de-bico para o nosso organismo que ele possui um alto valor nutricional e oferece diversos benefícios à saúde.
O grão de bico e consequentemente a sua farinha é composto de  hidratos de carbono, fibra dietética, proteínas e gorduras, vitaminas A, B6, C, E e K,  e minerais cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio, ferro e sódio.

Benefícios da Farinha de Grão de Bico
  • O grão-de-bico fornece ao organismo alto teor de proteínas equivalente ao de alimentos à base de carne ou de leite, sem os altos teores calóricos e com baixíssimo teor de gordura saturada.
  • Possuí alto teor de fibras (12% da sua composição total), que auxilia no melhor funcionamento do intestino. Ainda tem a vantagem de ao ingeri-lo evita-se elevações rápidas dos níveis de açúcar no sangue após uma refeição, pois proporciona uma queima mais lenta da energia adquirida pelo organismo, diminuindo os picos de insulina.
  • O grão grão de bico possui alto teor de triptofano, que está relacionado à produção da serotonina (substância que nos beneficia com sensações agradáveis e bem-estar). Ele possui o mesmo efeito que o chocolate na produção de serotonina, com a vantagem de estar livre das gorduras e carboidratos presentes no mesmo, o que conferiu ao grão-de-bico o título de“grão da felicidade”.
  • Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition mostrou que uma dieta feita com o grão-de-bico é capaz de reduzir o colesterol total e o colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que o resultado esteja associado à presença dos ômegas-3 e 6, que estão relacionados à diminuição do índice de gorduras no sangue e à prevenção cardiopatias, como infartos e AVC.
  • O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon. 
  • É uma grande fonte de potássio, o que o torna muito bom para melhorar a circulação, regular a pressão arterial, e é muito recomendado para aqueles que sofrem de hipertensão Serve para prevenir doenças reumáticas ou a artrite, bem como as câimbras.
  • Possui também  alto teor de zinco que é bom pra o crescimento geral do organismo, para aumentar a imunidade, cicatrizar feridas e metabolizar proteínas. Ele ajuda a combater a fadiga e se encarrega de transportar vitamina A até a retina.
  • Graças ao ácido fólico que o legume contém, é muito bom para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Pode ajudar às pessoas que fumam ou consomem álcool a absorver melhor a vitamina B9.
  • Finalmente, ficou comprovado que a vitamina K do grão de bico serve para uma melhor coagulação do sangue e para o metabolismo dos ossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário