sábado, 28 de novembro de 2015

BLUEBERRY E SEUS BENEFÍCIOS

O mirtilo, ou blueberry, em inglês é um fruto ainda pouco conhecido no Brasil, porém largamente cultivado em países do Hemisfério Norte, principalmente na Europa e Estados Unidos. Nestas regiões, a espécie tem importância comercial significativa, além de estar havendo uma ampla divulgação da utilização dos frutos como “fonte da longevidade”, devido à sua composição nutricional. Estes fatores têm impulsionado o cultivo em regiões não-tradicionais, como a América do Sul, na qual destaca-se o Chile como principal produtor.
O pigmento que dá a cor azul ao fruto (antocianina), interfere no metabolismo das células humanas, reduzindo a ação dos radicais livres associados ao envelhecimento, câncer, doenças cardíacas, mal de Alzheimer e muitas outras doenças.

O blueberry é considerada a fruta com maior poder antioxidante. Mas seus benefícios vão mais além. Ele é repleto de nutrientes como antocianinas, vitamina C , complexo B, vitamina E , vitamina A , cobre, selênio , zinco , ferro. Esses nutrientes impulsionam o sistema imunológico, previnem infecções e doenças virais e bacterianas.


São carregados de vitamina C e antioxidantes (antocianina). Esses dois nutrientes neutralizam os radicais livres, protegendo-nos de inúmeras doenças e combatendo o envelhecimento.

Os mirtilos também têm um composto formado por moléculas que inibem o crescimento de bactérias e parasitas que causam infecções, sensação de queimação durante a passagem da urina e outras complicações. Suas propriedades antibióticas impedem essas infecções.

Além de ser uma fruta com poucas calorias, os mirtilos ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), gordura abdominal e síndrome metabólica. Ajudam também a controlar a produção de glicose e insulina no organismo

Os carotenóides e flavonóides encontrados no blueberry, além de outros nutrientes, como a vitamina C, vitamina E e vitamina A, selênio, zinco e fósforo, são muito benéficos e essenciais para a saúde ocular. Comer três ou mais porções de mirtilos por dia pode reduzir o risco de doenças  relacionada à idade, catarata, miopia e hipermetropia, secura e infecções.

Se ainda não teve a oportunidade de experimentar, procure já e aproveite todos os benefícios que essa super fruta pode oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário