GOLDEN BERRY: BENEFÍCIOS

A golden berry é uma fruta originária do Peru, Colômbia e Equador, sendo muito conhecida em países como a China, África do Sul e na Austrália.

Essa pequena frutinha possui uma cor amarelo-ouro e marrom de um gosto muito peculiar que traz diversos benefícios à saúde, sendo considerado um dos mais completos alimentos de origem vegetal dos últimos tempos.

Assim como as outras berries, a golden possui boa quantidade de antioxidantes, é fonte de vitaminas A e C e bioflavonóides. Esses antioxidantes atuam retardando o envelhecimento precoce da pele e prevenindo doenças degenerativas. Além disso, os bioflavonóides são capazes de auxiliar no processo de detox, ou seja, auxilia na eliminação de toxinas do organismo. Essas toxinas são consideradas gatilhos para o desenvolvimento de doenças como cardiovasculares, diabetes e câncer.

Por ser uma ótima fonte de ferro (a cada 100g é possível encontrar até 1,7 mg de ferro), dizem que a golden berry é capaz de substituir a proteína da carne vermelha, se tornando uma ótima opção para quem segue dietas veganas ou vegetarianas. Porém vale lembrar que somente os alimentos de origem animal são fontes de proteínas completas, que fornecem todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Da mesma forma o ferro encontrado nas carnes possui melhor absorção do que o ferro de origem vegetal.

A inclusão da golden berry na alimentação de vegetarianos pode, sim, auxiliar no fornecimento desses nutrientes, mas não devem ser sua única fonte, já que a deficiência de proteínas pode acarretar desde alterações no sistema imunológico, queda de cabelo, unhas fracas e perda de massa muscular.

Bastante funcional, por conta do alto teor de fibras, a golden berry ajuda a regular o intestino e evita problemas de retenção de líquidos. Além disso, possui niacina, tiamina e riboflavina, aminoácidos que aceleram o metabolismo e a queima calórica. Por consequência, combate os problemas decorrentes de sobrepeso, como pressão alta. A fruta ainda reduz o colesterol porque possui pectina, fibra que regular os níveis de açúcar no sangue.

A fruta tem ainda outros aminoácidos que desintoxicam o organismo, combatendo quatro problemas que teimam em fazer parte da vida da mulher: envelhecimento da pele, celulite, gordura localizada e estria. E assim como as outras frutas da família Berry, a golden contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Outros benefícios da fruta são a presença de fósforo e cálcio e das vitaminas A e C - esta aumenta a absorção do ferro no organismo. As vitaminas do complexo B também estão presentes. Elas potencializam a energia, mandam embora a fadiga e o cansaço e aumentam o gasto calórico. Sem contar que atuam no bom funcionamento do sistema imunológico.

Consumida fresca ou seca, a golden berry pode ser usada para fazer sucos, vitaminas e geleias ou ainda pode integrar receitas de bolos, sobremesas em geral, saladas, iogurtes entre outros.

Comentários