terça-feira, 29 de dezembro de 2015

TORRONE GELADO

Ingredientes 
Merengue
3 claras 
6 colheres (sopa) de mel
1 colher  (sopa) de raspas de laranja
½  xícara (chá) de amêndoas
½ xícara (chá) de damasco em cubinhos
½ xícara (chá) de uva passa branca sem semente
¼  xícara (chá) de castanha de caju granulada
Amaretto ou Cointreau a gosto para macerar as frutas secas

Chantilly
1 xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de Fazer
Merengue: Toste as amêndoas até ficarem crocantes e soltarem seu aroma. Depois que esfriarem, corte grosseiramente para obter pedaços menores. Reserve.Numa panela coloque o mel e leve para ferver em fogo médio/alto (aproximadamente 2 a 3 minutos). Assim que estiver borbulhando, desligue o fogo.Numa batedeira, coloque as claras para bater e derrame pouco a pouco o mel ainda quente sobre as claras batidas. Assim que colocar todo o mel, deixe bater até esfriar. Esse procedimento deve levar de 5 a 7 minutos.
Deixe as  frutas secas marinar por 15 minutos em um destilado como o Cointreau ou Amaretto. Acrescente as frutas secas ao merengue frio. Junte também a castanha de caju granulada, as amêndoas e as raspas de laranja. Bata levemente, apenas para misturar: 10 ou 15 segundos são suficientes. Retire da batedeira e reserve.

Chantilly: Em outra tigela, derrame o creme de leite fresco bem gelado. Bata o creme de leite até chegar ao ponto de chantilly 
MontagemIncorpore levemente o chantilly à mistura do merengue com as frutas.

Forre uma forma de bolo inglês com papel filme. Distribua essa mistura na forma e leve ao congelador por no mínimo 2 horas para que firme ou até o momento de servir. Desenforme e decore cerejas ou frutas de sua preferência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário