sábado, 30 de janeiro de 2016

TAPIOCA: BENEFÍCIOS


A tapioca é um amido, extraído da raiz de mandioca. Nas regiões norte e nordeste do Brasil, a tapioca faz parte do café da manhã e do lanche de muitas pessoas. Mas quem poderia imaginar que a goma de mandioca, que tanta gente consome com manteiga, leite condensado, queijo coalho, entre outros recheios, faria sucesso no mundo saudável, como tem feito atualmente.
A mandioca, matéria prima da tapioca, é uma das mais ricas fontes de carboidratos, vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C, magnésio, manganês e cobre. Ela é uma fonte significativa de ferro e com baixo teor de sódio.
Benefícios da Tapioca
1 - Livre de glúten: A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten, que quando consumida por pessoas que não conseguem digeri-la, causa uma reação imunológica no intestino iniciando um processo inflamatório crônico. Por isso ela pode ser consumida sem medo por pessoas com doença celíaca, ou seja, que têm intolerância ao glúten.
2 - Ajuda a perda de peso: A tapioca ser tornou a queridinha das dietas de emagrecimento. Baixa em calorias e livre de glúten, ela é ainda absorvida mais lentamente que o pão.
3 - Rica em vitaminas do complexo B: A tapioca contém quantidades significativas de vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico, que é bastante importante para reduzir as chances de defeitos do tubo neural em bebês. Portanto, é uma boa escolha para as grávidas.
4 - Melhora a saúde dos ossos: A tapioca é uma boa fonte de vitamina K, cálcio e ferro. Estes nutrientes desempenham um papel importante na proteção e desenvolvimento dos ossos. A densidade mineral óssea diminui com a idade, acarretando problemas como a osteoporose, a osteoartrose e a diminuição da flexibilidade. Os benefícios da tapioca propiciam uma melhora na saúde dos ossos.
5 - Para o sangue: O teor de ferro é um dos benefícios da tapioca para o sangue, no geral. O ferro é essencial para o funcionamento normal do corpo, e contribui para várias funções mais importantes, como a produção de células vermelhas. Juntamente com o cobre (também presente neste alimento), o ferro aumenta a quantidade de células vermelhas do sangue no corpo, impedindo, assim, condições como anemia e outras doenças relacionadas.
6- Aumenta a energia: Os carboidratos são o combustível do corpo. A tapioca tem uma grande quantidade de carboidratos, e, em contrapartida, não possui colesterol nem gorduras saturadas, proporcionado uma boa carga de energia para o dia.

7 - Fonte de vitamina K: A tapioca é uma fonte em vitamina K, que tem papel importante no funcionamento neural. A vitamina K está relacionada à diminuição nas chances de desenvolver o mal de Alzheimer, ao beneficiar algumas atividades e mecanismos do cérebro. A vitamina K mantém as vias neurais ativas e livres de radicais livres que podem causar danos aos tecidos do cérebro

8 - Auxilia no controle da pressão arterial: Outro benefício da tapioca vem de seu  teor de potássio, um mineral essencial para o corpo. O potássio é um vasodilatador, ou seja, reduz a tensão e o estresse dos vasos sanguíneos e artérias. Por conter muito deste mineral, consumindo tapioca se pode aumentar o fluxo de sangue no corpo e reduzir a pressão sobre o coração. O resultado disto é uma redução das chances de aterosclerose e coágulos sanguíneos, além de também reduzir as chances de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.

9 - Auxilia no crescimento muscular: A tapioca é uma boa fonte de carboidratos complexos que podem ser usados para uma refeição antes da musculação. Ela dará energia para o treino sem riscos de picos de insulina como aconteceria com sanduiches de pão. Isso vale também para outras refeições.

Dependendo dos acompanhamentos utilizados, a tapioca pode deixar de ser um alimento pouco calórico e se tornar uma verdadeira bomba. Para aumentar o teor de fibras na tapioca, adicione chia, linhaça ou aveia em flocos. Para melhorar a ingestão de vitaminas e minerais associados, use frutas e legumes como recheio. Se a ideia é reduzir o índice glicêmico, o ideal é rechear com fontes de proteínas ou fibras como carnes e vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário