AVELÃ: BENEFÍCIOS

A avelã vêm da árvore do mesmo nome, e talvez sejam mais famosamente conhecida nos dias de hoje por seu uso em confecções, como praline, trufas de chocolate ou Nutella. O país que produz o maior número de avelã no mundo é a Turquia, seguida pela Itália e os EUA. Avelã são uma excelente fonte de micronutrientes, como as vitaminas E, B, B1, B2, B9, A, C, e em proteínas, fibras, vitaminas e minerais como: potássio, cálcio, magnésio, fósforo e manganês. E mais importante, as avelãs contêm um rico suprimento de fitoesteróis, que são uns dos antioxidantes mais poderosos da natureza. 

Os Benefícios da Avelã 

Sistema Cardiovascular: As avelãs são ricas em gorduras insaturadas, do tipo que são realmente bons para o coração. Grande parte dessa gordura é ácido oleico, que pode reduzir o LDL colesterol “ruim” e aumentar o “bom” tipo HDL. Uma xícara de avelã contém quase metade da nossa quantidade diária recomendada de magnésio, um mineral que regula os níveis de cálcio nos músculos. Quando os níveis de cálcio são elevados o coração pode contrair-se, e bater irregularmente. Quantidades adequadas de magnésio mantém o coração saudável.

Prevenção do Câncer: Estudos descobriram que o tipo de alfa-tocoferol da avelã e rico em vitamina E, e pode reduzir o risco de câncer na bexiga. Além disso, o manganês é tão abundante na avelã que vai proteger o corpo contra o câncer. O manganês é um constituinte de uma enzima antioxidante produzido nas mitocôndrias das células para proteger o corpo contra o câncer.

Músculos: Magnésio desempenha um papel importante na regulação da quantidade de cálcio que entra e sai das células do corpo. A quantidade adequada de cálcio no momento adequado estimula a contração muscular, e permite que os músculos relaxem quando eles não são necessários. Isso evita a tensão muscular, dor, espasmos, cãibras e fadiga. De acordo com um estudo italiano, níveis mais elevados de magnésio também aumentou a força dos músculos.

Saúde da Pele: Uma xícara de avelã contém 86% da dose diária recomendada de vitamina E. A vitamina E protege a pele contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, como o câncer de pele e envelhecimento precoce.

Saúde Óssea e Articular: Cerca de dois terços do magnésio, o corpo vai no sentido de construir a estrutura e a força do sistema esquelético. O magnésio é um mineral essencial na composição dos ossos, e é por isso que o corpo armazena magnésio adicional sobre a superfície dos ossos a ser usado no caso de uma deficiência de emergência. As avelãs são também ricas em manganês, um mineral essencial para o crescimento e resistência dos ossos. As mulheres na pós-menopausa são muitas vezes deficiente em manganês e pode beneficiar da sua capacidade de aumentar a densidade do osso, e combater a osteoporose.

Sistema Nervoso: O sistema nervoso precisa de aminoácidos para funcionar, e os aminoácidos precisam de vitamina B6. Avelãs são ricas em vitamina B6. Além disso, a vitamina B6 é necessária para a criação de mielina, a bainha isoladora do nervo que aumenta a velocidade e eficiência de impulsos elétricos, o que permite ao sistema nervoso funcionar otimamente. Além do mais, a vitamina B6 é fundamental para a síntese dos neurotransmissores serotonina, melatonina, e adrenalina.

Trato Digestivo: As avelãs são ricas em manganês, o que é um ativador da enzima e um catalisador para a síntese de ácidos gordos e do colesterol. Promove também a proteína e o metabolismo de hidratos de carbono. O alto teor de fibras na avelãs garante um movimento regular de comida e resíduos através do trato digestivo, distribuindo a carga de trabalho de maneira uniforme ao longo do caminho e promove o equilíbrio de substâncias químicas e micro organismos necessários para um sistema digestivo saudável.

Rico em Vitaminas B: avelãs são ricas em vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), (ácido fólico) B6 e B9. Contamos com as vitaminas B para desmantelar proteínas, gorduras e hidratos de carbono para nós, proporcionando-nos, assim, com a energia de que precisam para funcionar. A vitamina do complexo B é usado em todo o corpo, especialmente para a saúde do sistema nervoso. As vitaminas do complexo B aliviam o stress, ansiedade e depressão. Além disso, melhoram a memória e são necessárias para a produção dos neurotransmissores, como a serotonina. B9 Ajuda na síntese dos hormônios e riboflavina, e é necessária para os glóbulos vermelhos saudáveis. Niacina melhora a saúde da pele garante o funcionamento normal do sistema digestivo e nervoso. Algumas vitaminas B ajudam a construir e reparar o DNA danificado.

Comentários