quarta-feira, 29 de junho de 2016

BLUEBERRY: O REI DOS ANTIOXIDANTES

Conhecido como “o rei dos antioxidantes” e “o fruto da juventude”, o mirtilo ou blueberry é uma fruta ainda pouco consumida, riquíssima em nutrientes.

Os Benefícios do Mirtilo

Antioxidante – Conhecido como “o rei dos antioxidantes”, o mirtilo encabeça a lista dos alimentos com maior teor de antioxidantes, superando vegetais como o espinafre, o repolho e os brócolis. Os antioxidantes, como os flavonoides, antocianidinas e resveratrol, são essenciais no combate aos radicais livres, substâncias prejudicais responsáveis pelo envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças.

Rico em nutrientes – O mirtilo possui um elevado valor nutritivo, rico em vitaminas A, B, C; e sais minerais, como magnésio, potássio, fósforo, cobre, zinco, cálcio, ferro, manganês; pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico.

Anti-inflamatório e protetor das células – Segundo uma pesquisa realizada e publicada no Journal of Nutrition, o blueberry possui ação anti-inflamatória e de proteção celular, auxiliando o organismo no combate às doenças associadas à obesidade.

Anticâncer – A fruta possui ácido elágico e polifenois em sua composição, que estimulam os mecanismos de eliminação de substâncias cancerígenas.

Reduzido valor calórico – O mirtilo é um aliado nas dietas de emagrecimento, já que cada 100 gramas da fruta fornecem apenas 32 calorias.

Redução do mau colesterol – Estudos e pesquisas realizadas em laboratórios dos Estados Unidos indicaram que o blueberry também pode baixar os níveis do mau colesterol (o LDL).

Aparelhos urinário e digestivo – De acordo com estudos realizados, o mirtilo, quando ingerido em forma de chá ou sumo, apresenta componentes que ajudam a prevenir e tratar infecções no aparelho urinário, como a cistite; e problemas relacionados ao aparelho digestivo, como o alívio de inflamações da boca e auxílio na prevenção e tratamento dediarreias, gases intestinais e da colite.

Glicemia e diabetes – Por possuir baixo índice glicêmico, esta fruta contribui na regulação da glicemia (açúcar no sangue), sendo uma ótima opção para as pessoas que possuem diabetes ou intolerância à glicose.

Saúde cardiovascular – As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias presentes no mirtilo protegem a saúde cardiovascular.

Sugestões de Consumo

O ideal é o consumo de 2 colheres de sopa/dia. O mirtilo pode ser consumido no desjejum, junto com cereais ou saladas de frutas; na forma de vitaminas e sucos, utilizando a fruta desidratada, fresca ou congelada; em recheios de bolos, tortas ou no preparo de geleias; 

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