quarta-feira, 29 de junho de 2016

DAMASCO E SEUS BENEFÍCIOS

O Damasco pertence à família Rosaceae, na mesma família como nectarina e pêssego; é cultivada em todas as regiões temperadas do mundo. O fruto de damasco é nativo da China, que foi introduzido para os Estados Unidos no século 18 por missionários espanhóis, e agora é cultivada no Norte da África Central e Sudeste da Ásia, Sul da Europa.

O fruto de damasco tem o formato oblongo, semelhante à forma de um pêssego. Tem um aveludado, amarelo suave, dourado à cor da pele e da carne de laranja, com um único poço no núcleo. O fruto não é muito saboroso, mas é suave e doce, com uma leve acidez, semelhante ao pêssego e ameixa.

Damasco está em temporada de maio a setembro na América do Norte; a fruta fresca que está disponível nos meses de inverno geralmente é importada da América do Sul ou na Nova Zelândia.

Os frutos de damasco podem ser comidos crus, como frutas frescas, mas também secos, cozidos, preservado como geleia, ou destilado em aguardente e licor; além disso, o seu poço também pode ser extraído em óleo essencial.

Damasco é uma boa fonte de vitamina A, um poderoso antioxidante que sacia os danos dos radicais livres às células e tecidos, e protege as lentes do olho contra os danos dos radicais. É também uma boa fonte de fibras, o que pode prevenir a constipação e manter um sistema digestivo saudável. Além disso, o elevado teor em betacaroteno de alperce ajuda a proteger LDL contra a oxidação, o que pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas.

Benefícios do Damasco

• Frutos de damascos contêm poucas calorias, compondo apenas 50 calorias por 100 g de peso. No entanto, damasco é uma rica fonte de fibra dietética, antioxidantes, vitaminas, e minerais. Os frutos são enriquecidos com numerosos fito-químicos benéficos para saúde; que ajuda a prevenir doenças do coração, reduzir o LDL – colesterol ruim, os níveis e oferecer proteção contra o câncer.

• Damascos são excelentes fontes de vitamina A e carotenoides. 100 g de damasco contem 64% dos níveis de diário necessário de vitamina A. Ambos os compostos são conhecidos por terem propriedades antioxidantes e são essenciais para a visão. Vitamina A é também necessária para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. Consumo de frutas naturais ricas em carotenos ajuda a proteger o corpo contra os cânceres de pulmão e da cavidade oral.

• Os frutos de damasco contêm vitamina C, outro antioxidante natural. Vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos para o oxigênio.

• Damasco é também uma boa fonte de minerais, tais como potássio, ferro, zinco, cálcio e manganês. O potássio é um mineral saudável para o coração; um componente importante de celulares e fluidos corporais que ajudam a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial.

• O damasco possui alta concentração de antioxidantes e poli flavonoides que atuam como catadores de proteção contra os radicais livres derivados do oxigênio e as espécies reativas de oxigênio (ROS), que desempenham um papel no envelhecimento, cancros e vários processos de doença.

• Além disso, zeaxantina , um carotenoide seletivamente absorvida pela retina “macula lútea” aos olhos onde é pensado para fornecer antioxidantes e de proteção funções de filtragem de luz. Assim, o consumo de frutos como damasco, que é rico em zeaxantina, ajuda a proteger os olhos de doença macular – AMRD, especialmente nos idosos.

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