PEDRA DE SAL ROSA DO HIMALAIA

Protegidas por um manto de lava, pelas montanhas e finalmente pela neve, as salinas do Himalaia são consideradas as mais puras do mundo. Livres da poluição e das toxinas do mundo moderno as pedras são recolhidas de depósitos milenares, onde provavelmente existia um enorme oceano. Os 84 minerais presentes em sua composição reforçam sua riqueza nutricional. O sal rosa do Himalaia tem a metade do sódio presente no sal refinado de mesa, por isso mesmo é considerado por muitos como o mais saudável do planeta.
Cozinhar na pedra é uma experiência estética e gastronômica. A pedra de sal rosa pode ser utilizada diretamente na chama do fogão, no forno, na grelha da churrasqueira ou simplesmente para servir alimentos frios como sashimis e canapés. Os blocos de sal têm geralmente uma quantidade extremamente baixa de porosidade, e praticamente nenhuma umidade, por isso podem ser seguramente aquecidas ou resfriadas.
A falta de porosidade significa que a área de superfície em contato com a comida é mínima, e salga na medida certa. Minerais como enxofre, cálcio, potássio, magnésio e dezenas de outros presentes no bloco de sal conferem um tempero suave e cheio de complexidade.
Como Utilizar a Pedra de Sal Rosa

Pré-aquecimento: inicie o uso pré-aquecendo a pedra de maneira gradual. Nunca a coloque diretamente sobre o fogo, sob o risco de trincar ou romper a pedra.
Fogão a gás: utilize-a sobre uma chapa de ferro, pedra de granito ou sobre uma frigideira. Inicie com fogo baixo e vá aumentando gradualmente.
Forno: Pré-aqueça a 150ºc durante 15 minutos. Coloque a pedra sobre a grelha (sem estar próxima demais da chama) e deixa aquecendo por até 50 minutos. Asse os alimentos aumentando a temperatura gradualmente se for necessário.
Churrasqueira: pré-aqueça sobre a grelha mais alta, evitando o contato direto com o fogo. Se for necessário, baixe para uma grelha inferior, sempre com atenção ao contato com o  fogo. Grelhe os alimentos a gosto, sem a necessidade de utilizar temperaturas muito altas.

Limpeza da Pedra de Sal

Deixe a pedra esfriar completamente, evitando qualquer choque térmico que pode vir a rompê-la. Esfregue a parte utilizada levemente com esponja abrasiva ou espátula e limpe em seguida com um pano úmido. Não lave diretamente em água corrente ou use qualquer tipo de produtos químico.
Durabilidade
A pedra pode ser utilizada indefinidamente até quebrar ou acabar. No caso de rompimento, reutilize os pedaços da pedra em um moedor para a obtenção de sal rosa puro.

Comentários