sexta-feira, 30 de junho de 2017

MEL: TIPOS E BENEFÍCIOS

mel possui em sua composição, mais de 70 substâncias que são essenciais ao nosso organismo, tais como: água, sacarose, frutose, potássio, glicose (carboidratos), cobre, ferro, sódio, enxofre, fósforo, selênio, cloro, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas). 

 Ele é conhecido por fornecer energia instantânea, pois possui alto teor de glicose. Isso ajuda a manter os minerais no organismo. A glicose no Mel é absorvida muito rapidamente pelo corpo, enquanto a frutose é absorvida lentamente fornecendo energia sustentada. Pela mesma razão, o mel é recomendado para todos os atletas, pois ajuda a melhorar o tempo de recuperação.
 
mel é anti-inflamatório, antibiótico natural e por isso, tem eficiência nos tratamentos de gripes, dores de garganta e doenças inflamatórias em geral, assim como seu poder antioxidante ajuda o corpo a se proteger de doenças, pois aumenta a imunidade.
 
É uma excelente fonte em antioxidantes e flavonoides, ele reduz a taxa de oxidação do colesterol LDL. Os antioxidantes ajudam na redução da formação placas nas artérias, também são úteis na redução proteínas C-reativa que causam problemas cardíacos.

mel faz maravilhas para a pele, pois ele age como um hidratante natural, o que ajuda na prevenção de pele seca, além de prevenir o envelhecimento precoce. Tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, mantendo, assim as espinhas bem longe. Ele é benéfico para marcas de corte e queimaduras que podem ser reduzida através de aplicações, uma vez que contém peróxido de hidrogênio o que diminui significativamente os pigmentos e as marcas da pele.

Tipos de Mel e Características

De Flor de Laranjeira - este é um dos preferidos para ser consumido puro, devido a seu sabor suave. Sua cor é clara e é perfumado, serve para tratar insônia, acalmar, prevenir cãibras e regular o intestino;

 De Flor Campo (Silvestre) - tem a cor e o sabor variados conforme as plantas usadas em sua produção. Serve para desintoxicar e regular o intestino.

De Flor de Eucalipto - é de cor mais escura e sabor mais forte, muito usado nos tratamentos de gripes, dores de garganta, sinusite, bronquite e tosses;
 
De Bracatinga - este mel também é conhecido como Mel de Melato e é produzido de dois em dois anos. É um mel amargoso de cristalização pastosa, coloração parda, com aroma e sabor característico, não sendo muito agradável ao paladar, mas considerado como o mel mais forte, nutritivo e medicinal que se tem notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário