CASTANHA DE BARU E SEUS BENEFÍCIOS


Típica do cerrado brasileiro, a castanha de baru também é conhecida como cumari, feijão-baru, cumbaru, imburana-brava, barujo, entre outras denominações. . Seu alto valor nutricional vem despertando o interesse de quem busca uma alimentação natural, saudável, diversificada e valoriza os produtos nacionais.

É rica em óleos graxos essenciais em ômega 6 e 9, e ainda tem, minerais como ferro, zinco, fósforo, cálcio e magnésio, aminoácidos essenciais e alto teor de proteínas com 29,6%, mais que a castanha de caju e castanha -do-pará.

O gosto da castanha de baru é semelhante ao do amendoim, porém seu sabor é mais acentuado. Para agregar as propriedades da castanha de baru ao organismo, basta consumir de 4 a 5 unidades diárias, mas ela nunca deve ser consumida crua.

Benefícios da Semente de Baru

1. Combate a anemia
A castanha de baru é rica em ferro e, por isso, é uma ótima aliada no combate à anemia. Para isso, aconselha-se usá-la junto a alimentos ricos em vitamina C, para auxiliar na absorção. No ano de 2001, a rede municipal de Goiânia passou a utilizar a farinha de castanha do baru na merenda escolar, a fim de suprir as necessidades de ferro na alimentação das crianças.

2. Afrodisíaco natural
A castanha de baru, assim como o amendoim, é considerada um alimento com propriedades afrodisíacas. A fama é tanta que na região onde ela é extraída, a castanha de baru é chamada de “Viagra do Cerrado”.  Além de proporcionar mais energia, isso se dá pela presença de zinco em sua composição, que é importante na fertilidade, tanto feminina, quanto masculina.

3. Amiga do coração
Da castanha de baru é extraído um óleo que contém compostos importantes como ômega 6 e 9. Essas substâncias atuam na prevenção da hipertensão e na redução do colesterol ruim (LDL).  Também ajudam a regularizar os níveis de glicose e diminuem a incidência de câncer. O ômega 9 é um potente antioxidante, que auxilia na cicatrização e na diminuição da queda de cabelo.

4. Reduz a gordura abdominal
O ômega 9 presente no óleo da castanha de baru é capaz de facilitar a redução de medidas da região abdominal. Os componentes do ômega 9 reorganizam os depósitos de gordura no organismo, impedindo assim que as células adiposas se concentrem na região abdominal.

5. Óleo de Argan brasileiro
O óleo da castanha de baru é indicado no tratamento de cabelos agredidos por químicas ou pela exposição solar. A fórmula promete restaurar, combater as pontas duplas e o frizz, além de proporcionar um brilho intenso. Ele é considerado mais potente que o famoso óleo de Argan.

Comentários