ÓLEO DE KRILL: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

O krill é um crustáceo muito parecido com o camarão,  que se alimenta de pequenas algas, encontrado no continente antártico que vive em mar aberto, tanto na superfície até 2000 m de profundidade, chegando ao tamanho de 7 a 8 cm de comprimento e com características interessantes como a emissão de uma luz azul esverdeada. Este animal é bastante utilizado como fonte de alimento, principalmente na parte da cauda, sendo muito valioso para a população local. 

O krill também é fonte de alimento para muitos animais da região, como baleias, peixes, pinguins, cetáceos e alguns mamíferos, possuindo alto valor biológico e nutricional. Sua carne é rica em vitaminas como as vitaminas A, do complexo B (B2, B3, B5, B6, B9 e B12), vitaminas C, D, E, H, contendo também muitos minerais, como o cálcio, selênio, zinco, sódio, manganês, potássio, cobre, fósforo, iodo, flúor, magnésio, entre outros e excelente fonte de proteínas.

O Óleo de Krill é formado, basicamente, por três ácidos graxos (em torno de 60% a 80%) principais: o ácido alfa-linolênico (ALA), o ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosa-hexaenoico (DHA).

O ácido alfa-linolênico é um ácido essencial do grupo ômega 3 que não pode ser sintetizado pelo organismo e que, portanto, é essencial para a alimentação. Grande parte das sementes e também dos óleos e azeites vegetais contêm este ácido graxo, entre elas as sementes de chia, linhaça e as nozes, existindo também em pequenas quantidades em vegetais como o agrião, couve, alface e espinafre. Estudos mostram que o ALA está associado a menores riscos de doenças cardiovasculares e também do câncer de próstata.

Os ácidos eicosapentaenoico e ácido docosa-hexaenoico são obtidos de animais marinhos, como peixes e frutos do mar, possuindo maiores estruturas que o ALA e também maior eficiência na absorção. Estes dois ácidos graxos fazem parte do grupo de gorduras saudáveis do ômega 3 e trazem inúmeros benefícios à saúde. Por serem ácidos graxos essenciais, estes não são produzidos pelo organismo e devem ser obtidos através da alimentação.

Benefícios do Óleo de Krill

Sistema Cardiovascular: O colesterol é uma substância produzida de forma natural no corpo e que tem um papel fundamental na manutenção do funcionamento das células. No entanto, quando esta substância está em excesso, podem acontecer muitos problemas.

O colesterol ruim, chamado de LDL, deve ser mantido sempre em níveis menores do que o colesterol bom, chamado de HDL, pois pode se depositar nas artérias, causando o entupimento das mesmas e provocando o aumento da pressão arterial e desencadeando inúmeras doenças cardiovasculares.

Diversos estudos mostram que o ômega 3 ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e os níveis de colesterol ruim, promovendo também o aumento do colesterol bom no organismo. Ele também promove a redução da viscosidade do sangue e a diminuição da pressão arterial através da dilatação dos vasos sanguíneos. Isto significa que o ômega 3 é fundamental para reduzir os índices de doenças cardiovasculares, configurando-se mais um dos benefícios do óleo de krill.

Anti-Inflamatório: Entre os muitos benefícios do óleo de krill, está o auxílio na redução da inflamação e a diminuição dos sintomas de muitos problemas, como as artrites, reduzindo a dor e melhorando a mobilidade no local.

Um estudo publicado com 90 participantes com doença cardíaca ou artrites, e que utilizaram o óleo de krill por 30 dias, apresentou uma redução considerável dos níveis de inflamação no organismo, além da redução significativa de dor e nível de rigidez na região afetada.

Emagrecimento e Controle do Peso: Ao fazer alguma refeição, nosso corpo libera um hormônio chamado de leptina, produzido nos tecidos adiposos, e também libera um hormônio chamado insulina, que é produzido pelo pâncreas.

A leptina ajuda na regulação do apetite e a insulina transporta a glicose presente na corrente sanguínea para dentro das células. Estes dois hormônios trabalham em conjunto e são responsáveis por controlar o apetite e sinalizar para o cérebro que nosso corpo está satisfeito.

Quando temos uma alimentação pouco saudável, causamos um processo de inflamação nas células nervosas que são responsáveis por transmitir estas informações e o corpo perde a capacidade de controlar o apetite de forma adequada, causando aumento do peso e obesidade.

O óleo de krill é rico em ômega 3, que auxilia na redução do processo inflamatório e ajuda a restabelecer a atividade celular do cérebro. O óleo de krill estimula o controle dos níveis de leptina, favorecendo o controle do apetite e ajudando a regular a queima dos depósitos de gordura.

Saúde Cerebral: Os benefícios cerebrais dos ácidos graxos ômega-3 foram bem documentados. Acredita-se que os ácidos graxos ômega-3 ajudem a reduzir os sintomas de depressão e ansiedade e até mesmo o declínio cognitivo lento. Algumas evidências também descobriram que os ácidos graxos ômega-3 podem ser benéficos no tratamento de distúrbios como ADHD , transtorno bipolar e esquizofrenia.

Há menos pesquisa sobre os efeitos cognitivos do óleo de krill especificamente, mas vários estudos revelaram resultados promissores. Um estudo em animais de 2013, por exemplo, mostrou que o óleo de krill melhorou a cognição e exibiu efeitos antidepressivos em ratos. Além disso, outro estudo mostrou que 12 semanas de suplementação com óleo de krill ajudaram a ativar a função cognitiva em homens idosos.

Prevenção do Câncer: Muitos estudos associam o consumo de suplementos de ômega 3 à prevenção e à redução dos diversos tipos de tumores, como o câncer de mama, de próstata, do cólon, do pulmão, entre outros. Acredita-se que estas gorduras tenham a capacidade de inibir a metástase do tumor para outros tecidos do organismo. Além disso, o ômega 3 também estimula o controle da atividade dos estrógenos que favorecem o surgimento do tumor mamário e sua proliferação para outros órgãos através da circulação sanguínea.

Tensão Pré-Menstrual: O efeito do óleo de krill no combate aos sintomas da TPM também já foi avaliado em alguns estudos. Uma destas pesquisas mostrou um grupo de mulheres que utilizou o óleo de krill e que teve redução significativa nos sintomas da TPM, entre eles as dores nas mamas, o inchaço, as dores nas articulações, além dos sintomas de estresse, ansiedade, depressão, irritabilidade e de descontrole emocional. Acredita-se que este efeito esteja relacionado à influência dos ácidos graxos sobre a função cerebral.

Esteatose Hepática: A esteatose hepática é caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado, sendo acompanhado de uma inflamação das células hepáticas. Um estudo mostrou que pacientes com doença hepática crônica e que utilizaram o óleo de krill mostraram uma redução significativa na quantidade de gordura total presente no fígado, em função da quantidade de ácidos graxos presentes em sua composição e também em função da sua ação anti-inflamatória.

Pele: Da acne à dermatite, a inflamação está na raiz de muitas condições comuns da pele. Um dos principais benefícios do óleo de krill para a saúde da pele é o seu conteúdo de ácidos graxos ômega-3, que têm a capacidade de aliviar a inflamação e manter a pele brilhante.

Estudos mostraram  que o DHA e o EPA, dois tipos de ácidos graxos ômega-3 encontrados no óleo de krill, conseguiram bloquear a produção de uma molécula específica envolvida na inflamação, auxiliando na tratamento de condições como a dermatite atópica.

O óleo de krill também contém astaxantina, o que pode ajudar a melhorar a saúde da pele ainda mais. De acordo com um estudo realizado em 2009, a suplementação oral emparelhada com a aplicação tópica de manchas e rugas reduzidas de astaxantina reduziu a textura da pele e o teor de umidade.

Comentários