ARROZ NEGRO: BENEFÍCIOS
O arroz negro, apesar de pouco utilizado na culinária, é um alimento cheio de benefícios e que vale a pena ser incluído no cardápio. Cultivado há mais de quatro mil anos na China, o grão era conhecido como "arroz proibido", pois, por ser raro e saboroso, só podia ser consumido pelo Imperador Chinês e sua família. Hoje o arroz negro pode ser encontrado nas prateleiras dos supermercados.
O grão mantém sua película externa (geralmente retirada do arroz branco) que é rica em vitaminas A, B1, B2, B6, B12, cálcio, magnésio, ferro e zinco. Também apresenta 30% a mais de fibras e 20% a mais de proteínas quando comparado com o arroz branco, e possui menos gordura do que o arroz integral, além de menor valor calórico e elevado teor de ferro.
Quando o alimento é consumido regularmente, suas fibras ajudam a regular o intestino, além de controlar a glicemia, evitando cargas demasiadas de insulina. O exótico grão também reduz as taxas de colesterol. "Se consumido continuamente por longo período, ele ainda previne câncer, doenças degenerativas e problemas cardiovasculares”, complementa a especialista.
Quem está acostumado com o sabor e o formato do arroz integral pode estranhar o negro. O grão, escuro, curto e arredondado, tem textura firme, sabor amendoado e aroma diferenciado.
Quando comparado ao arroz integral, as calorias do negro não mudam muito. Para 100 g a diferença é de 359 calorias no arroz negro contra 362 calorias no arroz integral. A grande diferença está nas fibras, que são encontradas no arroz negro em maior quantidade. Além disso, ele tem poder antioxidante bem maior que o integral.
O arroz negro apresenta um aporte elevado de compostos fenólicos, flavonoides e antocianinas. Esses antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, protegendo as células contra doenças crônicas não transmissíveis e mantendo o organismo protegido e em equilíbrio.
Como possui grande quantidade de fibra, o grão proporciona sensação de saciedade, ajuda a queimar calorias e regula o funcionamento do intestino. O alimento pode ser, assim como as outras versões de arroz, combinado com vegetais, carnes e purês, além de ser um ótimo ingrediente para preparações mais elaboradas, como risotos por exemplo.
A quantidade recomendada por dia do arroz negro depende da necessidade calórica de cada pessoa, ela sugere o consumo médio de 4 colheres de sopa por refeição, o que equivale a cerca de 80 g.
Comentários
Postar um comentário