TEFF: O NOVO SUPER ALIMENTO

Seu nome botânico é Eragostis tef, também popularmente chamada de "erva do amor", o Teff é originário da Etiópia e apesar de ser um dos menores grãos do mundo, o "pequeno notável" vem sendo festejado por nutricionistas como o novo super alimento, por suas inúmeras propriedades funcionais.

A excelência do Teff está na sua riqueza em minerais como: magnésio, cobre, potássio, manganês e zinco, que auxiliam na recuperação do cansaço físico e mental. Pelo seu fantástico conteúdo em aminoácidos essenciais  com destaque para a lisina, fundamental para metabolizar o cálcio e combater alguns tipo de vírus e ausente na maioria dos cereais, torna o Teff superior aos demais cereais. Pela sua ótima fonte de proteínas, antioxidantes e carboidratos de baixo índice glicêmico (digestão lenta) e alto teor de fibras, auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue, proporciona maior saciedade, bem como, é um excelente aliado dos desportistas de alto rendimento, que necessitam de energia rápida e prolongada. Este tipo de amido também funciona como um pre-biótico, favorável à flora intestinal e importante na manutenção de um peso adequado.

O Teff também é rico em cálcio, ferro e vitamina K, que funcionam como proteção para doenças cardíacas e agem na coagulação e cicatrização, em vitaminas do complexo B, principalmente B1 e B2, essenciais para a produção de energia celular por sua ação metabólica, além de serem anti inflamatórias e em vitamina C.

A farinha de Teff pode ser usada para substituir outras farinhas menos saudáveis, em especial as refinadas, mas deve ser usada em menor quantidade, por ter uma maior densidade. Deve-se usar cerca de 25 a 50 % de farinha de Teff da medida de farinha definida em uma receita original.

Pela sua textura flexível e elástica, obtêm-se excelentes produtos de panificação, desde pães, bolinhos, bolachas, panquecas, etc. Após cozida, possui textura gelatinosa, podendo ser usada um molhos, sopas, cremes e pudins. Já o grão pode ser consumido inteiro, cozido ou assado, como prato principal. Não contém glúten em sua composição, podendo ser consumido sem restrição por pessoas celíacas.

Comentários