Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2010

SEMENTE DE GIRASSOL

Imagem
Com 35% a 45% de óleo, as sementes de girassol são um petisco nutritivo, mas pouco disseminado. É ótima fonte de gordura poli-insaturada, que ajuda no controle do colesterol. Depois de torrada, é muito rica também em nutrientes como vitaminas E, D e do complexo B, selênio, fósforo e potássio. Com tantas propriedades benéficas, incluindo a função antioxidante, é recomendada para pessoas que  apresentam cãibra, devido à presença de fósforo e potássio. Moída, é usada em farinhas que compõem a  merenda escolar para combater a desnutrição, já que possui aminoácidos essenciais. Por outro lado, é um ingrediente calórico. Em cada 100 gramas, há 571 calorias. O ideal é consumir, em média, 30 gramas por porção. Nas receitas, pode ser usada inteira ou descascada - quando é chamada de pepita. Também é ótimo consumi-la torrada e salgada, como aperitivo.

ESPAGUETE COM FRANGO E PEPITAS DE GIRASSOL

Imagem
Ingredientes * 60 gramas de espaguete cru * 100 ggramas de palmito "in natura" * 2 dentes de alho amassados * 1 filé de peito de frango * 1 colher de café de cúrcuma * 2 colheres de sopa rasas de salsinha picada * 2 colheres de sopa de alho-poró fatiado bem fino * 2 colheres de sopa rasas de pepitas de girassol tostadas com sal * Sal e pimenta-branca moída Modo de Fazer * Coloque na água fervente o espaguete com uma pitada de cúrcuma e fios de azeite para que a massa fique amarela e brilhante. Escorra e reserve. * Cozinhe o peito de frango em água com o restante de cúrcuma e sal a gosto. Quando estiver cozido, escorra e esfrie. Desfie em lascas grosseiras. * Em uma panela, refogue o alho em um fio de azeite. Adicione o frango e o palmito.E em seguida, adicione o espaguete. * Finalize com o alho-poró e a salsa. Polvilhe com sal e pimenta-branca moída. * Misture tudo, salpique as pepitas e sirva.

COOKIES DE SEMENTE DE GIRASSOL

Imagem
Ingredientes * 1 xícara de chá de açúcar cristal * 1 xícara de chá de açúcar demerara * 1/2 xícara de chá de manteiga ou margarina, amolecida * 1/2 xícara de chá de gordura vegetal * 2 ovos * 1 colher e meia de chá de essência de baunilha * 2 xícaras de chá de farinha de trigo * 1 xícara de chá de aveia em flocos * 1/2 xícara de chá de flocos de trigo integral * 1/2 xícara de chá de coco seco, ralado * 1 colher de chá de fermento em pó * 1 colher de chá de bicarbonato de sódio * 1 pitada de sal * 1/2 xícara de chá de gotas de chocolate meio amargo * 1/2 xícara de chá de cobertura de chocolate branco, picada * 1/2 xícara de chá de sementes de girassol, sem casca Modo de fazer * Em uma tigela grande, misture os dois tipos de açúcar, a manteiga, a gordura, os ovos e a essência de baunilha. * Bata na batedeira em velocidade média até obter uma massa leve e fofa. * Acrescente a farinha, a aveia, os flocos de trigo, o coco, o fermento, o bicarbonato e o sal e bata em vel

AGAR AGAR

Imagem
Proveniente do Japão, o ágar ágar é um alimento à base de algas marinhas que fica com consistência de gelatina quando misturado em água. O que diferencia essa poderosa gelatina das compradas nos supermercados é sua capacidade de matar a fome. O ágar-ágar preenche a parede do estômago e umidifica o bolo fecal, garantindo uma sensação de saciedade por mais tempo. Ela ainda tem a capacidade de diminuir o nível de colesterol, retardar a absorção de glicose, combate a prisão de ventre, é rica em sais minerais, cálcio e ferro. Possui uma pequena quantidade de proteína e nenhuma caloria. Confira a seguir como preparar a gelatina de ágar ágar: Dica Balaio I Para garantir uma boa perda de peso, consumir a gelatina de ágar-ágar meia hora antes do almoço e do jantar. Isso vai ajudar você a ingerir menos calorias nas refeições. Dica Balaio II Confira abaixo uma saborosa receita com ágar ágar.

ANEL DE FRUTAS COM ÁGAR ÁGAR

Imagem
Ingredientes 3 xícaras (chá) de água 1/2 xícara (chá) de groselha ou suco de abacaxi 1 copo de iogurte natural 1 xícara (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de agar agar 2 xícaras (chá) de frutas picadas Modo de Fazer Junte a água e o açúcar e leve ao fogo. Quando estiver fervendo acrescente a agar agar. Deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente as frutas e deixe no fogo por mais 3 minutos. Deixe esfriar um pouco e junte a groselha que deve ter sido batida com o iogurte. Coloque em forma de furo central, levemente molhada. Depois de frio vire sobre um prato.

ARROZ INTEGRAL

Imagem
O grão de arroz é constituído por casca, película, gérmen e endosperma, sendo que as vitaminas e os  minerais estão concentrados na película e no gérmen. O arroz integral é uma excelente fonte de fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B, pois é aquele que mantém todos os nutrientes do grão, uma vez que dele é retirada apenas a casca, diferente do arroz refinado (branco) - que é formado apenas pelo endosperma (amido). Benefícios: * Previne o desequilibrio psíquico e a falta de memória; * Purificador do sangue e aparelho digestivo; * Se consumido puro, faz cessar diarréias e gases; * Auxilia no tratamento de prisão de ventre e inflamações; * Aumenta a resistência imunológica e orgânica; Confira duas deliciosas maneiras de preparar o arroz integral e ganhar mais saúde!

ARROZ INTERAL A GREGA

Imagem
Ingredientes 1 colher (chá) de azeite de oliva 1 cebola picada 1 cenoura picada 1/2 xícara (chá) de uvas passas 1/2 xícara de amêndoas picadas 1/2 xícara de vagem picada 1 xícara (chá) de arroz integral 1 tablete de caldo de frango 2 xícaras (chá) de água 1 colher(chá) de suco de limão 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada Modo de Fazer Em uma panela, refogue em fogo médio o azeite com a cebola, a cenoura, a vagem e o arroz. Adicione o caldo de galinha dissolvido na água. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar. Cerca de 5 minutos antes de terminar o cozimento, adicione as uvas passas e as amêndoas picadas. Cozinhe até a água secar. Desligue o fogo, acrescente o suco de limão e a cebolinha verde picada. Sirva quente.

ARROZ INTEGRAL COM LINHAÇA E QUEIJO BRANCO

Imagem
Ingredientes * 1 colher de sopa de azeite de oliva * 1 cebola pequena picada * 2 dentes de alho amassados * 1 xícara de chá de arroz integral * 2 colheres de sopa de semente de linhaça * 2 xícaras de chá de água fervente * 1 colher de chá de sal * 1 embalagem de molho de tomate * 2 colheres de sopa de cheiro-verde picado * 150 g de queijo de minas Modo de Fazer * Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio e doure a cebola e o alho. * Acrescente o arroz integral e a linhaça e refogue por mais 3 minutos. * Coloque a água e o sal e abaixe o fogo. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos. * Acrescente o molho de tomate e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar macio e cremoso. * Junte o cheiro-verde e o queijo e misture delicadamente. Sirva em seguida.

BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE GERGELIM

Imagem
As sementes de gergelim ou "Sésamo" são uma excelente fonte de energia concentrada, vontendo na polpa um óleo muito aromático e de fácil digestão. são excelentes fontes de proteínas, fibras e cálcio, podendo ser usadas em seu estado natural na fabricação de pães, biscoitos, farinhas, farofas doces e no preparo de gersal. Além disso, não contém glúten. Benefícios * Tem agentes antioxidantes * Aumenta a atividade e o reflexo do cérebro * Restaura a vitalidade e capacidade sexual * Previne a arterioesclerose * Facilita a dissolução da gordura em meio aquoso * Tonifica as células nervosas

BARRINHAS DE GERGELIM

Imagem
Ingredientes * 1 xícara de chá de gergelim * 1 xícara de chá de açúcar refinado * 1 colher de sopa de glucose de milho * 1 colher de sopa de óleo de soja Modo de Preparo * Unte levemente uma panela larga com e uma pedra mármore com o óleo. * Coloque o açúcar na panela e acrescente o gergelim e a glucose. Misture bem e leve ao fogo brando até que o açúcar derreta. Quando começar a derreter, misture girando levemente a panela para incorporar bem (não coloque colher na mistura para não cristalizar). * Assim que adquirir uma coloração dourada, despeje sobre a pedra mármore e alise (utilize as costas de uma colher untada com óleo). * Deixe esfriar um pouco e corte as barrinhas com uma faca ou espátula.

TAHINE

Imagem
Ingredientes * 1/2 xícara de chá de sementes de gergelim * 1 pitada de sal * Água morna * 1 colher de chá de óleo de gergelim Modo de Preparo Moa as sementes de gergelim com o óleo em um processador e vá adicionando a água e o sal até que fique macio. Dica Balaio: O Tahine pode ser feito com sementes descascadas de gergelim ou sementes integrais (não descascadas). Este último é mais amargo, mas em compensação, possui maior quantidade de vitaminas, cálcio e proteínas.

BOLO DE GERGELIM COM COCO

Imagem
Ingredientes para a massa * 2 colheres de sopa de gergelim torrado e triturado * 250 g de margarina * 2,5 xícaras de açúcar * 2,5 xícaras de farinha de rosca * 1 xícara de leite * 3 ovos * 1 xícara de chocolate em pó solúvel * 2 colheresde chá de fermento em pó * 1/2 copo de coco fresco ralado Ingredientes para a Cobertura * 1 lata de creme de leite * 2 colheres de sopa de chocolate em pó (solúvel) * 5 colheres de sopa de açúcar Ingredientes para o Recheio * 1 lata de leite condensado * 1/2 coco ralado * 2 gemas * 1 colher de sopa de amido de milho Modo de Preparo para a Massa * Bata a manteiga com o açúcar e as gemas. * Aos poucos, vá juntando o leite e os ingredientes secos até formar um creme. * Bata as claras em neve e misture com outros ingredientes. Por último, o fermento. * Coloque a massa em forma untada e polvilhada. * Leve ao forno pré-aquecido para assar durante 30 min aproximadamente. Modo de Preparo para a Cobertura Leve tudo ao fogo e misture